terça-feira, 22 de maio de 2007

A Grande Comição


A GRANDE COMISSÃO

INTRODUÇÃO

Mateus 28:16-20, Marcos 16:15, Lucas 24:46-48, e Atos 1:3-12. Nota que esta palavra "todo" está escrito quatro vezes em Mateus 28:16-20. Vamos estudar os quatro "todos".
"TODO PODER"
"É me dado todo o poder no céu e na terra." Esta palavra poder aqui significa autoridade. O Senhor Jesus Cristo, quem tem todo o poder; autoriza, comissiona, manda, e envia sua igreja para evangelizar este mundo inteiro, batizar os convertidos, e ensiná-los todo o conselho de Deus. Donde vem este poder? Vem do Pai do céu! Cristo Jesus tem o direito para seu poder (fazer toda a sua vontade) porque Ele é o Criador, Deus Soberano, e Mediador entre Deus e o homem. Cristo mandou sua igreja (veja capítulo 4) pregar toda a sua Palavra a toda a criatura.

"ENSINAI TODAS AS NAÇÕES"

"Portanto ide, ensinai todas as nações". Esta é a parte missionária da Grande Comissão. Nossa obra missionária é evangelizar o mundo inteiro. É nosso privilégio, mas também nossa responsabilidade e obrigação. A palavra ensinar no versículo 19 não é a mesma palavra ensinar (na língua grega) no versículo 20. A palavra ensinar no versículo 19 significa "fazer discípulos". Como é que possamos fazer discípulos sem ensinar a Palavra de Deus? É impossível! A pessoa perdida tem que saber algumas coisas antes de ser salva. Por isso, Cristo mandou sua igreja pregar (ensinar) a sua Palavra a toda criatura.
"BATIZANDO-AS"
A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem a responsabilidade para batizar os novos convertidos corretamente. Ela só pode batizar os convertidos se guardar o batismo que ela recebeu do Senhor Jesus Cristo perfeitamente. Ela tem um grande privilégio em batizar os convertidos, mas também uma grande responsabilidade em guardar puro as ordenanças dadas a ela por Jesus Cristo.
Nota a ordem da grande comissão. 1. Fazer discípulos. 2. Batizar os convertidos. 3. Ensinar a guardar todas as coisas que eu tenho mandado. Devemos batizar os salvos e depois doutriná-los.
Como é que fica o batismo certo do Novo Testamento? Observe os requerimentos do batismo reconhecido como verdadeiro do Novo Testamento. 1. Candidato - pessoa salva. 2. Modo - imersão. 3. Desígnio - mostrar simbolicamente a salvação. 4. Autoridade - administrado por uma igreja verdadeira de Cristo, porque só ela tem direito para batizar. Veja capítulo 6.
"GUARDAR TODAS AS COISAS"
A igreja do Senhor Jesus Cristo tem a responsabilidade de ensinar todas as coisas que Cristo mandou. A palavra "ensinar" neste versículo significa doutrinar. A grande comissão é missionária e também pastoral. Não é bastante só para ganhar almas por Cristo, também é nossa responsabilidade para ensiná-las "todo o conselho de Deus". Não temos cumprido nossa tarefa até doutrinar os convertidos. A melhor maneira de fazer isto é organizar igrejas onde os salvos podem se reunir e aprender a verdade. O Apóstolo Paulo é nosso exemplo nisto. Ele viajou pregando as Boas Novas e organizando igrejas onde ele ensinou os convertidos a Palavra de Deus.
"ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS"
"Eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos. Amém." O Senhor Jesus deu dois grandes encorajamentos a sua igreja em conexão à grande comissão; todo o poder e a sua presença perpétua. A igreja do Senhor Jesus Cristo tem a promessa dele de perpetuidade, poder, guiamento, e proteção. Cristo ainda está com sua igreja para dar poder e segurança no trabalho dela. Ó que grande privilégio e responsabilidade são nossos.
ATOS 1: 8: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."

A OVELHA BURRA

Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida, e no-la atará. Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele. Os. 6:1,2
Um escravo, sendo liberto, vem com todas as marcas do seu sofrimento. Um buraco na orelha onde antes havia um brinco selado; cicatrizes nas pernas onde as correntes magoavam noite e dia; rugas e pele queimada do sol e do frio; aparência desfeita pela severidade de haver dormido, vivido, comido e conversado com um mestre severo: o pecado. A liberdade vem e os brincos, correntes e pesos somem para sempre – o Libertador é fiel. Mas, o ex-escravo entra na Vida ainda marcado e cicatrizado; olhando-se num espelho reflecte ainda a vida antiga – a qual lhe traz memórias de tortura, mágoas até. Mas que escravos serão estes, tão tolos assim? Porque será que em vez de se lembrarem do passado, não lhes sobe àquela cabecinha oca que estão livres agora e isso para sempre, se é que estão? As cicatrizes servem para nos fazer lembrar o nosso estado actual e nunca aquilo porque passamos! Crente: deixa de ser fresco e tolo para sempre! As cicatrizes e buracos nas narinas e orelhas mostram que foste liberto – que já não és escravo! (Rom 6:18,22: e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça(…) Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna). E por fim a Vida eterna…agora, já. Apoc. 21:4,5: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”.

É por essa razão que apenas ao terceiro dia Deus tem como nos sarar: quando a ovelha esquece o perigo porque passou – como Deus usa métodos estranhos para ela poder esquecer os locais e perigos por onde andou! Um bom Pastor parte a patinha da ovelha para ela ter uma dor com que se entreter, para poder esquecer a outra antiga. Será que ainda levamos Deus a mal quando nos fere para não mais voltarmos ao local das nossas muitas lembranças? É sabido que todas as ovelhas carregam dentro de si a tendência de sempre voltarem morbidamente ao local por onde passaram por apuros, perigos e ameaças! Lembram-se da morte, daquilo porque passaram e esquecem a Vida. Crente, não vês, não entendes que as tuas cicatrizes já não trazem correntes nelas, que o buraco no nariz, na orelha já não têm mais nenhum anel? Que te fazem lembrar as tuas marcas? A Vida ou a Morte?

Os. 6:3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.