sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Yehowah é o meu Pastor... Salmo 23.1


Yehowah é o meu Pastor... יהוה רעי (Salmo 23:1) Comentando a parte gramatical, o verbo “ser”, quando ser diz que Yehowah é pastor, está subtendido, assim poderíamos dizer: “Yehowah [é] meu pastor.” O pronome possessivo é caracterizado pelo י (Hebr.: yod) no fim da palavra. Note o seguinte comentário lingüístico:

O texto hebraico do Salmo 23 contém apenas cinquenta e cinco palavras; "nossas modernas traduções ocidentais utilizam duas vezes este número. Todavia, mesmo ao se traduzir, a economia patente no hebraico original não é desperdiçada. . . . A poesia hebraica é uma linguagem de expressão vívida. . . . O poeta hebreu ajuda-nos a ver, a ouvir, a sentir. As sensações físicas estão frescas e vivas . . . O poeta pensa imaginando quadros, e estes quadros são tirados do âmbito da vida diária, comum a todos os homens.” — An Introduction to the Revised Standard Version of the Old Testament (Introdução à Versão Padrão Revisada do Velho Testamento), 1952, pp. 63, 64.

Para exemplificar a concisão da linguagem poética hebraica, observe o primeiro verso do Salmo 23, conforme se acha em certa tradução. As palavras necessárias, em português, para traduzir cada palavra hebraica estão separadas por uma barra (/):
[1]A palavra vertida por “pastor” vem do verbo רעה (Hebr.: râ‛âh) que significa “supervisionar”, “alimentar”. Ela corre cerca de 8 vezes só nos Salmos. (Sal. 23:1; 28:9; 37:3; 49:14; 78:71, 72; 80:1, 13) Na versão LXX a palavra equivalente grega é ποιμαίνω (Gr.: poimainō)

A Harry H. Smith comenta:

Como pastor experiente Davi sabia como conduzir, alimentar e proteger as ovelhas. Por exemplo, ele corajosamente protegeu as suas ovelhas contra um leão, numa ocasião, e um urso, em outra. (1 Samuel 17:34-36) As ovelhas de Davi confiavam implicitamente nele qual pastor. Mas, na relação de Davi com Deus, o próprio Senhor era o pastor. Visto que Davi se sentia seguro sob o cuidado amoroso de Deus, podia dizer: “o Senhor é o meu Pastor.” Tem você esse sentimento de segurança sob o Grande Pastor? Ele certamente conduz, alimenta e protege seus hodiernos adoradores comparáveis a ovelhas. Além disso, os líderes do povo de Deus são fiéis subpastores amorosos que cuidam zelosamente das ovelhas. — 1 Pedro 5:1-4.

Adam Clark delineia seis pontos relacionados com o pastoreio:

1. Ele leva-os para fora e dentro, a fim de que achem pastagem e segurança.
2. Ele sabe alimentá-los, e no decurso da sua graça e providência leva-os na forma em que eles devem ir.
3. Ele vigia sobre eles, e mantém-nos longe de serem destruídos por devoradoras bestas.
4. Se tiver qualquer extraviado, Ele lhes traz de volta.
5. Ele leva-os à sombra em tempos de calor tórrido, em tempos de perseguição e aflição, Ele se mostra um asilo para eles.
6. Ele toma conta de que não lhes falte nada do que é realmente bom

Podemos dizer que o pastor:

1. Não descansa, para que suas ovelhas possam descansar.
2. Não dorme, para que suas ovelhas possam dormir.
3. Só come depois que elas comerem.
4. Não só combate o perigo, mas nem ao menos deixa o perigo se aproximar.
5. Cuida como a filhos.
6. Provê o que precisam, dando muito mais do que necessitam.
7. Se possível morre, para que elas possam viver.

Nada me faltará. - לא אחסר. O advérbio negativo é לא (Her.: ) Equivalente aqui no texto por “nada”, ou pelo “não” ( “I shall not want” KJV) O verbo traduzido por “faltar” (ASV) ou “carecer” (KJV) é חסר (Hebr.: châsêr) acrescentando no início por razões gramaticais o א este verbo ocorre cerca de 21 vezes no A.T. – Gen. 8:3, 5; 18:28; Exo. 16:18;
[2] Deut. 2:7 “não carecias de nada”; 8:9 “não carecerás de nada”; 15:8 “carece”; 1Rs. 17:14 “não ficará carente”; Nee. 9:21 “não careceram de nada”; Sal. 8:5; 23:1; 34:10; Pro. 13:25; 31:11; Ec. 4:8; 9:8; Ct. 7:2; cf. Isa. 32:6; 51:14; Jer. 44:18; cf. Eze. 4:17.

A versão LXX traduz חסר ela palavra grega υστερέω (Gr.: hustereō) que dentro do texto grego do N.T ocorre cerca de 16 vezes:

Mat. 19:20 “que me falta ainda?” Marc. 10:21 “uma coisa falta a respeito de ti”; Luc. 15:14 “passar necessidade”; 22:35 “careceste de alguma coisa”; Jo. 2:3 “quando o vinho estava escasseando”; Rom. 3:23 “não atingiram a glória de Deus”; 1Cor. 1:7 “não deixaste de atingir nenhum dom”; 8:8 “não teremos méritos”; 12:24 “a parte que tem falta”; 2Cor. 11:5 “nem uma única coisa”, 11.9 “padeci necessidade”; 12:11 “inferior”; Fil. 4:12 “sofrer carência”; Heb. 4:1 “pareça não a ter atingido”; 11:37 “passando necessidade”; 12:15 “seja privado”.

Esta é a idéia principal do salmo, e esta idéia é derivada do fato de que Deus é um pastor. O significado é que, como um pastor, ele faria tudo o que fosse preciso e estaria à disposição para o seu rebanho, e demonstrando toda a atenção adequada a ele. As palavras ‘não faltará’, tal como é aplicado ao salmista, engloba tudo o que pode ser de um bom objetivo e desejo, quer temporal ou espiritual, quer relativo ao corpo ou a alma; quer faça referência ao tempo ou a eternidade. Não há razão para supor que Davi limitava isso as suas necessidades temporais, ou para a vida terrena, mas a idéia é manifestamente que Deus lhe dará tudo o que fosse preciso para sempre. Compare Sal. 34: 9, "Não há carência para os que o temem." Esta idéia entra essencialmente para a concepção de Deus como o pastor de seu povo, que todos os seus verdadeiros desejos serão oferecidos.
[3]

Pense cuidadosamente nessa declaração. Devido ao cuidado amoroso de Deus, não tem você uma tranquila sensação de calma e confiança? Lembra-se do que aconteceu aos israelitas quando peregrinavam no deserto por 40 anos? Ora, Deus proveu-lhes todas as necessidades básicas! Dá-se o mesmo hoje. Os cristãos não carecem de nada. Muitos podem endossar estas palavras inspiradas de Davi: “Eu era joven, também fiquei velho, e, no entanto, não vi nenhum justo completamente abandonado, nem a sua descendência procurando pão.” (Salmo 37:25)


YHWH/ [é o] meu Pastor./
Nada/ me faltará./



Pode-se ver que o equivalente em português requer oito palavras para traduzir as quatro palavras hebraicas. Suprem-se as palavras “é o” para dar o sentido em português; em hebraico, estão subentendidas.
_______
Notas:


[1] Bp-2 Hebraico. Pg. 300
[2] Gottman F.F disse: "É digno de nota que uma das ocorrências da palavra châsêr seja em Êxodo 16.18, onde se relata a provisão de Yehowah fez para o seu povo. Isso mostrar que Deus, sempre em harmonia com a sua vontade e propósito, supre seus servos com as necessidades básicas para a sobrevivência."
[3] Albert Barnes’ notes on the Bible.

Carta aos Difamadores de Líderes





Abaixo um interessante post do Pr Julio, do Ida Gospel, retratando uma triste realidade na blogosfera evangélica.

Muitos blogs que se dizem cristãos há algum tempo vêem se especializando em difamar Pastor, Evangelistas, missionários e afins. Usando da prerrogativa de estarem apontando as falhas no caráter, e revelando a imagem de que esses pregadores estão apenas interessados em conseguir dinheiro de fieis, como se fosse verdadeiros sanguessugas. O que esses blogs não levam em conta, e que as pessoas que são alvos de suas criticas, ainda que estejam manipulando a fé das pessoas para o enriquecimento próprio, elas tem também ajudado a difundir a palavra de Deus em todo território nacional, por isso quero atentar para algumas questões:

1º. Não cabe a nós afirmar as verdadeiras intenções de tais pregadores. Pois quem nos constitui juizes? A palavra de Deus é clara.

(Mateus 7:1) - NÃO julgueis, para que não sejais julgados.

Só Deus tem o direito de julgar, se são lobos na pele de cordeiros terão que responder com o bem mais precioso que possuem, suas almas. E sua condenação será eterna, pois do homem pode se esconder a verdade, porém ninguém pode esconder nada de Deus.

Salmos 139: SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

O verdadeiro crente, o que confia no senhor, sabe que a sua justiça não falha.

(Provérbios 3:32) - Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.

2º. Esses blogs tem conseguido chamar a atenção de muitos crentes, pois tem pessoas que lêem essas matérias e ficam no aguardo do próximo escândalo, como tietes lendo revista de fofocas de artistas.

(João 3:19) - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Tem pessoas que tem maior prazer com mal, com a intriga, com a ira, do que na palavra sadia de Deus que traz vida e amor aos corações. Quem tem prazer no mal, esta nas trevas, queira o bem, e viva na luz.

3º. Existia na época de Cristo uma classe de pessoas que agiam desta forma, eles eram os fariseus, que usavam de uma falsa santidade para apontar o erro do próximo, veja o que fizeram a Jesus.

(Mateus 12:14) - E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.

Pois não são os lideres os cabeças da igreja, e cada fiel é um membro do corpo de Cristo. Pois desacredite a cabeça e todo corpo cairá, e será que essa é a vontade de cristo. Ensinar a rebeldia aos fieis é pecado.

(I Samuel 15:23) - Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

4º. Não venho aqui para dizer que estas pessoas que buscam a divulgação de seus sites, por intermédio da difamação, são na verdade pessoas de má intenção, pois como já disse anteriormente não devo eu julgar, mais tento retirar as escamas dos olhos, para que não sejam instrumentos de incredulidade. E tudo que prego, o faço no amor de Cristo, o mesmo amor que peço que tenham para com todos. Jesus deu exemplo que o amor deve superar a desconfiança.

(Lucas 23:34) - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Jesus estava sendo morto, e mesmo sendo inocente não perdeu tempo com acusações, mais pedia clemência pelos pecadores, pois ele acreditava no arrependimento do homem, e que todos são ignorantes do mal que fazem por não compreender a Deus e sua vontade.

5º. Certa vez uma pessoa me questionou, porque eu divulgava sites que faziam pirataria, disponibilizando músicas para serem baixadas, eu respondi, como poderia eu mostrar o certo se eu me afastasse de quem cometia o erro. Por isso não estranhe se eu faço parceria, com sites no qual eu não concordo com o conteúdo por ele disponibilizado. Pois como luz do mundo, eu não devo me esconder mais ir de encontro com as trevas.

6º. Que fique registrado que a maior lição que Jesus nos deixou foi o amor.

Mateus 22: 37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Por isso qualquer site ou blog Cristão que não tem seu conteúdo baseado nestes princípios não pode ser luz na vida de seus leitores.

Obs.: Tenho comentando muito isso nas postagens desses blogs e, como resposta, tive uma vez de um blogueiro dizendo que ele está fazendo o mesmo que João Batista fazia em sua época: denunciar o pecado e o erro dos outros afim de que se arrependam e se concertem. Lamentável esses blogs serem como as revistas de fofocas, alimentando a contenda, porfia, calúnia e difamação, denegrindo a imagem dos evangélicos na mídia.


Fonte: Ida Gospel