segunda-feira, 20 de abril de 2009

Divórcio é ruim para a saúde mental, indica pesquisa

O fim de um casamento pode representar um maior risco de problemas psiquiátricos, segundo pesquisa do Health Research Board, na Irlanda. De acordo com os especialistas, os divorciados contam por 645 a cada 100 mil consultas em hospitais e unidades psiquiátricas, números significativamente maiores do que os de outros grupos; além de terem maior taxa de primeira internação – 183 por 100 mil.

E a separação tem um grande impacto também na saúde psicológica dos filhos: os resultados mostram que crianças de apenas seis anos estão sendo admitidas nas unidades de saúde com problemas que vão da depressão e problemas alimentares à esquizofrenia e neuroses.

Avaliando dados sobre a entrada de pacientes em hospitais e unidades psiquiátricas do país britânico, os pesquisadores registraram 20769 consultas no ano 2007, o que representa um crescente número de pessoas sofrendo de distúrbios psicológicos – cerca de 12% da população – e recorrendo mais aos serviços irlandeses de apoio e de saúde.

A depressão é a queixa mais comum, afetando uma a cada quarto pessoas que recorrem aos serviços de saúde psiquiátrica, enquanto a esquizofrenia ocorre em um a cada cinco casos atendidos, e problemas com bebidas afetam um em oito pacientes.

Os mais atendidos com problemas psiquiátricos, segundo os pesquisadores, seriam a faixa etária entre 45 e 54 anos; enquanto os jovens de 20 a 24 anos apresentam o maior número de primeiras consultas. E os trabalhadores não qualificados também apresentavam maior propensão a sofrer desses distúrbios (cerca de 1% desse grupo).

“Há a necessidade de desenvolver e oferecer à comunidade programas inovadores que promovem bem-estar e oferecem informações sobre problemas de saúde mental”, ressaltaram os autores. “Esses programas deveriam também oferecer às pessoas estratégias para enfrentar e para aumentar a resiliência de lidar com as necessidades mutantes e demandantes da sociedade em que vivemos”, concluíram.

(Fonte: Boa Saúde)

Incêndio em albergue mata 21 na Polônia

Pelo menos 21 pessoas morreram em um incêndio em um albergue para famílias desabrigadas no noroeste da Polônia nesta segunda-feira (13).Ao menos outras 20 pessoas ficaram feridas, a maior parte depois de pular de janelas para escapar das chamas. Bombeiros procuravam outras vítimas, segundo o porta-voz da corporação, Pawel Fratczak. Cerca de 77 pessoas estavam registradas no albergue, em Kaminiec Pomorski, mas o exato número de pessoas no local na hora do incêndio era incerto."Alguns dos sobreviventes eram apenas visitantes", disse Fratczak.Alguns disseram ter pulado da janela para sobreviver. Outros afirmaram que não era o primeiro incêndio no local.O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, visitou o local na segunda-feira e prometeu ajuda governamental a sobreviventes e famílias das vítimas. O presidente Lech Kaczynsky declarou três dias de luto nacional.

Fonte: G1