quinta-feira, 4 de março de 2010

LIÇÃO 11 – 14/03/2010 - CARACTERÍSTICA DE UM AUTÊNTICO LIDER


 

LIÇÃO 11 – 14/03/2010

CARACTERÍSTICA DE UM AUTÊNTICO LIDER

Introdução:

A verdadeira liderança não nasce de um ato burocrático, mas de um treinamento metódico, aplicado e sempre moldado a palavra de DEUS. Daí a necessidade constante de quem exerce a liderança, buscar treinamento em suas funções e conhecimento na palavra de DEUS. Quando se exerce liderança devemos sempre ter como principio bíblico o que está escrito em Mc. 12.33 "amar o próximo como a si mesmo" pois assim vamos entender que as pessoas tem necessidades e reações diferentes, mas que deve ser amada e ensinada.

1- O LIDER SEMPRE ENFRENTARÁ DESAFIOS

Se observarmos as pessoas que exerceram liderança na bíblia sagrada, vamos encontrar que eles sempre enfrentaram desafios. O exemplo disso tem Moises quando conduzia o povo pelo deserto, pois o povo teve sede Ex. 17. 1,2, houve murmuração, v. 3, mas Moises clamou ao Senhor e obteve resposta para vencer Ex. 17 .4, 5.

O apostolo Paulo também enfrentou desafios no exercício da liderança, muitos opositores se levantaram procurando oportunidade para o acusarem, porém o apostolo com sabedoria, foi incisivo no ensinamento 1Co. 10. 9-11.

O orgulho também é um desafio a ser vencido, o apostolo Paulo exortou a igreja acerca dos falsos apóstolos que cuidavam apenas na autopromoção, para que tivessem discernimento espiritual. 2Co 10.12.

2- AS MARCAS DE UM VERDADEIRO LÍDER

Para JESUS um verdadeiro líder deve ser servo dos servos Mc 10:45, Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Um verdadeiro líder também deve ser cheio de conhecimento e humildade At. 22.3 "Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois".
Cheio do Poder de DEUS
Dt. 34.19 "E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés. Lc. 1.15 Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. O Líder deve está sempre em processo de crescimento, eis que aquele que está na obra de DEUS, se aperfeiçoando, compromissado, irrepreensível, vai crescendo na graça e no conhecimento 2 Pe 3:17-18 "Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém".

3- O LÍDER DEVE SER E ESTÁ NA VONTADE DE DEUS

Sem sombra de dúvida o apóstolo Paulo estava na vontade de DEUS, nós cristãos devemos está na vontade do mestre e ser um líder conforme seu beneplácito. DAVI foi um homem da vontade de DEUS, escolhido por DEUS 1 Sm 16.1 "Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
At. 13.22 "E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade".

Se o líder não estiver e não for da vontade de DEUS, não exercerá a liderança 1 Rs 1.5 "Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens, que corressem adiante dele". 1Rs 2.24 "Agora, pois, vive o SENHOR, que me confirmou, e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e que me tem feito casa, como tinha falado, que hoje morrerá Adonias.

CONCLUSÃO:

Um líder para ser aprovado a um preço a ser pago 2 Tm 2:3 "Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo"
, mas devemos agradar no exercício de nossa liderança aquele que nos alistou 2 Tm 2:4 "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra, e para ter sucesso no exercício da liderança sempre será, com muito trabalho, pois sem trabalho não há colheita digna de festa 2 Tm 2:6 "O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos".

Referencias

Bíblia de Aplicação Pessoal

Gonçalves, Josué. 37 qualidades do Líder que ninguém esquece! 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário